sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

REEDITANDO: 2009!

Por um mero acaso, pesquisando sobre o compositor da música "ARGUMENTO", agora de meu conhecimento ser de Paulinho da Viola e não Chico Buarque, como eu havia citado de forma errada no texto original... achei que valeria à pena reeditá-lo, pois, parece que nada mudou... embora fale de assuntos ocorridos há três anos atrás, não parece que foi ontem, mas, sim ser hoje:


"FAÇA COMO O VELHO MARINHEIRO, QUE, DURANTE O NEVOEIRO, LEVA O BARCO DEVAGAR..." (Paulinho da Viola).

XV EMPATA E DEMITE O SEGUNDO TÉCNICO!

Na 12ª rodada do Campeonato Paulista A-3 2009 o Nhô Quim toma um revés na temporada, que, se projetava como tranquila, sendo o acesso contado como "fávas no borná". Porém, não se pode subestimar os demais concorrentes de uma competição, pois, quando a "coisa pega os cones criam pernas" e jogam contra...
Se por um lado a coisa não vai bem... nada está perdido! Ou seja, o XV ainda depende somente de suas forças, que, abalada por conta de uma situação criada nos bastidores, não pode interferir dentro do campo como tem acontecido. Pois, não acredito que um elenco regrida em seu conhecimento... ou seja, a maioria dos jogadores estão muito abaixo do rendimento na Copa Paulista. Porque? São apenas alguns dias de diferença... será que todo mundo "esqueceu" como jogar bola? Ou o Betão com seu jeito simples, tirava mais do grupo que técnico com o perfil "emergente" (como está na moda), não sei.... façam suas apostas senhores!!!
Falando sério, considerando ser a mesma diretoria, no início da competição o mesmo técnico, salários em dia, torcida que prestigia de forma surpreendente, enfim, fatores que levavam à crer que o XV seria a sensação da A-3 2009.
Mas, eu pergunto: Precisa ser a "sensação"? Claro que não! Precisa ser campeão? Também não! Portanto, vamos por fases...
A primeira batalha é não ser surpreendido pelo "impensável" ("Magriei") rebaixamento, para isto, dizem os experts como Gerson Mendes da Difusora AM 650 Khz, 21 a 22 pontos... e o XV ainda não os tem... então, este é o primeiro estágio, o primeiro passo de uma longa caminhada!
Fantasma afastado, a segunda etapa consiste em ficar entre os oito, pelo menos 32 pontos, matemática, sem sonhos... G4, primeiro da fase, esta situação tem que se consignar nas últimas rodadas... quantos times já lideraram a A3 este ano e estão em queda livre? O que o XV fica devendo para os outros 18 times normais ou abaixo da crítica (exlcuindo a Francana, que, dá show, parece a Difusora...) ?
Vamos ser realistas,... é melhor ficar entre os quatro? Claro que sim, mas, ficando no bloco dos classificados(8), passa para a próxima fase da mesma forma e aí a coisa muda novamente, ou seja, outra competição dentro da competição... que começa do zero!
Ficar entre os quatro melhores, entre esses oito e pronto... série A-2 em 2010!
Esta é a receita. Menos "ego e mais mangas arregaçadas" e... deixe que falem, que pensem, que digam... é um outro samba, que, pode espelhar o momento alvinegro...
O que não podemos é ficar "viajando" com um dream team que sabemos não será possível por uma série de razões. No popular, "...subir jogando feio é melhor que ser campeão moral e jogar a A-3 em 2.010!"
Mas, o momento de turbulência deve ser encarado com tranquilidade, é hora de: caldo de galinha, deitar cedo, trabalhar muito, ir à missa ou ao culto (de acordo com o credo) e fazer o bem... o resto DEUS (no comando sempre!) resolverá por nós!!!
FORTE ABRAÇO
... E NUNCA É DEMAIS FRIZAR QUE: DEUS ESTARÁ SEMPRE NO COMANDO!!!

PAULOFILÉ"

Pois bem, fiz questão de reeditar este texto para podermos ver o quanto somos de memória curta, frágil, vulgar, somente de resultados imediatos... é verdade. O XV estava na A-3, com expectativa de cair para a Segundona (o amador profissional do Estado de São Paulo), hoje na elite, ficamos observando um time COM MEDO DE CAIR!!!

Para reflexão de todos: diretoria, atletas, torcida e principalmente, imprensa!

PAULOFILÉ

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A BOLA NÃO ENTRA POR ACASO.

"O FUTEBOL DE GRAVATAS"


A Bola Não Entra Por Acaso
Editora: Larousse Brasil
Ferran Soriano transformou o Barcelona em um dos mais festejados e promissores clubes espanhóis. Em sua gestão, profissionalizou o clube, refez a estrutura de negócio e hoje é certo afirmar que o Barcelona é uma empresa em ascensão. Baseado nessa experiência, ele escreveu o livro "A Bola não Entra por Acaso".
Ainda não li, mas, já recomendo pelo entendimento do cerne profissional desta literatura em questão.
Será minha próxima instrução pedagógica, que, diga-se de passagem, deve ser chamado de estudo  e não de simples leitura...
Agradeço à DEUS, sempre no comando! Por mais esta oportunidade que se apresenta, em conhecer pessoas tão profissionais dentro de minha intenção de aprimoramento, neste segmento impar na sociedade brasileira. Tal sua versatilidade, confunde-se entre suas inúmeras funções na rotina do povo brasileiro. Chega ser o tudo e o nada ao mesmo tempo, fascinante a influência do futebol no comportamento do cidadão no Brasil.
Eu falo de José Manoel Ricardo, o Picolé (Palmeiras, entre outros clubes), Prof. Luiz Hilário de Moraes (Palmeiras e São Carlense) e Prof. Sérgio Luiz Carlos dos Santos (Organização Esporte Cidadão - OEC), que, nos receberam na HWT- Promoções Esportivas, na Capital Paulista.
Então taí, a tendinite deu uma esfriada na minha vontade de escrever, mas, hoje não resisti... mandei bala... que venha a madrugada! ... com as dores do BANCO DO POVO no meu lombo!
Forte abraço!
PAULOFILÉ