terça-feira, 25 de maio de 2010

A "ENTRE SAFRA" NO FUTEBOL REGIONAL.

PRÁ REFLETIR...

A temporada dos estaduais se foi... começam as competições à nivel nacional, que, tantos insistem em dizer que tem verdadeiro valor, porém, não descartam os  regionais.
Quem está nas Séries A, B, C e até D, tem atividade oficial garantida até o final do ano e, por pior que seja a competição, existe uma motivação em manter-se ativo. Aos desclassificados em tudo, sobram os torneios "quebra galhos", as "copinhas" de cada federação que tem a coragem de realizá-la...
Há muito se fala em calendário planejado, em organização, em sincronia com o calendário internacional(?), que, cá entre nós, apenas nos atrelaria ao futebol europeu. Mas, será que estas coisas são tão fáceis assim? E prá que esta condição, para evitar os "desmantelamentos" de equipes durante a temporada... talvez este fosse o principal objetivo, senão o único.
O que eu sei é que para o público e até parte da mídia do interior (paulista, pelo menos...) fica um tremendo vazio futebolístico de maio até dezembro, mesmo para as equipes que disputam as "copinhas", pois, levam nada prá lugar algum... uma vaga na Copa do Brasil ao primeiro e uma lata de esterco ao segundo colocado, aos demais, outras latas de esterco.
Pois bem, malhar e não apresentar sugestões e talvez soluções, de nada adianta. Tenho uma opinião formada, simples como "ovo de Colombo" ou "tirar leite de gato"...
A valorização dos Estaduais, com uma tabela em turno e returno, com as divisões se alterando sincronizadamente todos os anos. Ex: 1° ao 8° da elite, disputam o campeonato brasileiro. Os quatro últimos A-2, os quatro primeiros da A-2 para elite e os rebaixados para a A-3 e assim por diante...mas, prá valer, sem privilégios ou favorecimentos, jogo limpo!
O critério para Libertadores não precisaria de alterações, inclusive mantendo-se a vaga da Copa do Brasil, que, seria reconhecidamente a segunda divisão do futebol nacional. No mais, a regionalização traria de volta o maior envolvimento da torcida com as equipes, em razão da melhor condição de acompanhamento dos respectivos clubes, com jogos em cidades próximas.
O assunto daria um simpósio, mas, fica aqui minha humilde opinião sobre o assunto. Sugestões sempre serão bem vindas. Soluções simples, são sempre mais exequíveis!!!

Com DEUS no comando sempre!

PAULOFILÉ55

Nenhum comentário:

Postar um comentário