segunda-feira, 26 de julho de 2010

COPA PAULISTA, CAMPEONATO BRASILEIRO, COPA DO BRASIL, LIBERTADORES & MANO MENEZES.

O futebol brasileiro voltou ao normal!

Estávamos anestesiados pelo clima da Copa... melhor para a Espanha, que, sai como grande vencedora nessa obcessão mundial, em torno de um título... de futebol, diga-se de passagem.

Nós que idolatramos a "pelota" o ano todo e todos os anos, ficamos de certa forma decepcionados, pois, queremos ganhar sempre! Não aceitamos a evolução dos outros, bem como, nunca admitimos nossos erros, nesta nossa especialidade peculiar. Os inglêses inventaram, mas, nós aprimoramos e prosperamos nesse esporte como ninguém. Talvez pela própria miscigenação de raças do povo brasileiro.

Creiam, todos que povoaram esta terra, tem uma forte ligação com "a tal" esfera inflada, que, tem que ser colocada em um quadrilátero, composto por postes afixados ao chão, com um travessão sobre estes, espaço defendido pelos oponentes... chamamos o ato de GOL e somos até fanáticos por essa prática, detalhe, tudo isto com os pés, apenas um atleta de cada equipe, tem o privilégio de colocar as mãos no objeto do jogo, mesmo assim, restrito à sua área de ação... popularmente conhecida com "grande área", apesar de não ser "tão grande" assim...

Pois bem, exercícios de imaginação à parte, nos "devolveram o brinquedo" e os campeonatos do nosso Brasil voltam a ser as coisas mais importantes do mundo, pelo menos para nós. Assim, "esquentando os tamborins" as competições voltam a ser realizadas em linguagem tupininquim, com todas as virtudes e defeitos.
As copinhas (estaduais) servem para formação dos times visando ao estadual do ano seguinte. O Campeonato Brasileiro (nas versões: A, B, C e D) volta a ser importante. Copa do Brasil e Libertadores, entram na reta final. Nesse clima, "degolamos" o Dunga e "habemus" novo técnico, que, saia a "fumaça branca"... na sede da CBF.

... e aí vem o MANO gente!

Importante a mudança, não apenas pelo julgamento popular da incompetência do Dunga, mas, para premiar um vencedor. Nada contra o Dunga, mas, tudo contra sua pouca experiência no banco, como técnico. Uma coisa é jogar... a outra é comandar. Mano não jogou, mas, comanda muito... é hoje o melhor? Não sei, mas, é o "mano" da vez...
Sua convocação acabou fazendo alguma justiça (tardia no resultado, mas, consumando a opinião de uma significativa parcela da população, em torno de alguns nomes), atletas que poderiam ter ido à Copa, não para mudar a história, mas, para o time brasileiro ser mais coerente com suas tradições, mais digno, mesmo com eventual derrota.

Surpreendeu sim (quando todos esperavam Roberto Carlos, Elias ... aparece Jucylei, nada contra o menino, mas, no mínimo original... qualquer lista surpreenderia... afinal, somos milhões de técnicos (frustados ou não...) querendo escalar a nossa seleção!
O importante é que alguns profissionais que atuam no Brasil foram chamados, sem radicalismos, vieram alguns "de fora" também! No "Estilo Mano"(já que ele não gosta de usar o termo "era", não se pode negar que, cada um tem seu "estilo").

Gostei do novo técnico e da sua convocação. Os resultados vão ratificar ou não esta minha escolha ... sou Mano desde pequenininho... até que ele prove o contrário...

Com DEUS no comando sempre, iluminando os "manos" inclusive o da nossa SELEÇÃO!

Boa sorte TCHÊ!


PAULOFILÉ55

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A BOLA ROLOU SOLTA NO FINAL DE SEMANA...MUDAMOS EM QUE?

Em todos os níveis e direções possíveis a "jabulani" foi a atração do final de semana no Brasil... sentindo-se "em casa". O "País do Futebol" volta a realizar suas competições tradicionais. O Campeonato Brasileiro, em vários níveis caminha em sua fase pós-Copa. Daí até os campeonatos de várzea, tudo volta ao normal, "viúvos da Africa do Sul".

Muitos gols, novas polêmicas, mas, o que eu espero mesmo é evolução. Agora a questão é cronológica, vamos realizar uma copa do mundo de futebol. Teremos inúmeras crises pela frente até 2014, porém, os caracteres para "crise" na interpretação chinesa, sugerem duas vertentes:

a) Perigo.

b) Oportunidade.

Cada qual luta pelas suas prioridades. Todos que militam no meio esportivo terão que se expôr à perigos, para terem as oportunidades de colher frutos. Os riscos porém, podem ser minimizados com programas de qualidade, projetos sérios, visões comunitárias e principalmente, austeridade na administração de recursos(públicos ou privados). Estamos cansados da "Lei Gerson"... queremos mais transparência nas coisas, o dinheiro do esporte tem que ser respeitado e direcionado às pessoas que se propõe à trabalhar pelo esporte e não apenas e tão somente, tirar proveito de suas verbas.

Precisamos de dinheiro no esporte para melhorias efetivas nas condições de trabalho de professores de educação física, instalações físicas adequadas, uniformes e materiais esportivos de primeira qualidade, cursos de especialização em todos os níveis, etc...

Isto é evoluir, exigir das autoridades do esporte, mudança nas atitudes!

Com Deus no comando, sempre!

Forte abraço!

PAULOFILÉ55

quinta-feira, 15 de julho de 2010

COPA PAULISTA... "CONSOLAÇÃO"?

O retorno do Campeonato Brasileiro da série A apresentou poucas surpresas ontem à noite... na terça a série B já movimentou os clubes... aos poucos o Brasil vai voltando normal... pós África do Sul. Na verdade, vivemos por objetivos, em etapas e agora, em termos municipais teremos os Jogos Regionais, aqui em Americana. Olhando no "horizonte do futebol profissional", o foco sem dúvida vai um pouco mais longe... começamos a pensar em termos reais na Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil.

Em termos imediatos, no futebol brasileiro, quem não está nas competições da CBF, todas as séries até D, fica meio à deriva no segundo semestre... meio sem o que fazer, com a obrigação de montar um elenco para o estadual, que, irá durar três "longos" meses e o ano acabou novamente...
Aí acontecem as tais "Copinhas". A de São Paulo, que acompanho há anos, tem evoluido nas últimas edições, à medida em que os diretores dos clubes a encaram como uma "grande pré-temporada" e não uma "pequena competição".

Neste final de semana terá início a edição 2010 da Copa Paulista (antiga Copa Federação). Alguns dizem que poucas cidades a valorizam, eu até concordo, mas, aconselho aos diretores que tem visão profissional elevada, que, a encarem sob a ótica positiva, pois, ruim com e pior sem... seria a minha fala.

A competição proporcionada pode ser de alto nível, basta que, os seus integrantes o façam por merecer, são grandes equipes do futebol brasileiro, portanto, ação e reação... organizem os clubes, montem comissões técnicas e elencos competentes, que, o torcedor aparece... o espectador de futebol está se tornando mais exigente e isto é bom. Quem sabe começamos a ter: banheiros nos estádios, bebedouros de água, estacionamento, sem falar em segurança (inclusive para a imprensa-quem quiser, tenho relatos particulares de hostilidades desnecessárias, com as equipes de rádio de Piracicaba no ano passado, com segurança relativa, ou seja, em um determinado momento, cadê a PM, ah! já foi... mas, a torcida do adversário ainda estava no estádio... isto aconteceu mais de uma vez, entre A-3 e Copinha), primeiros socorros (em todos os níveis, dentro e fora do gramado), ou seja, a promoção de um evento com qualidade, trará o público de volta, mais uma vez reforçamos esta linha de raciocínio.

Forte abraço e que vença o melhor, mas, que seja uma competição com qualidade técnica, ética e coordenada com competência pela FPF, para que todos tenham bons resultados.

Sempre com DEUS no comando!

PAULOFILÉ55

terça-feira, 13 de julho de 2010

A JABULANI VERDE E AMARELA VAI ROLAR...

NA ELITE DO FUTEBOL

CAMPEONATO BRASILEIRO
SÉRIE A

Corinthians(17), Ceará, Fluminense e Santos são os quatro primeiros.

Guarani, São  Paulo, Goiás, Botafogo,
Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio,
Avaí, Vitória, Inter e Atl. PR estão no bloco intermediário.

Atl. MG, Grêmio Prudente, Vasco e Atl. GO(4) figuram na "rabeira" da tabela.

Porém, os 13 pontos que separam o primeiro do último colocado neste campeonato brasileiro, após o "pit stop" para a Copa do Mundo, pouco significam em termos de seqüência do campeonato, haja vista a condição versátil da competição que, premia a vitória com 3 pontos. Após três rodadas bem sucedidas, com progresso próprio e tropeço de alguns, um time pode sair das últimas para as primeiras colocações com facilidade.  Quem criou uma "gordura" no início vai poder errar mais agora. Os que estão em posições não muito cômodas, tem que colocar "gás no turbo" para não fazer do seu ano, uma catástrofe maior que a da seleção brasileira de futebol em sua pífia apresentação na África do Sul. Afinal, não será necessário nenhuma obra prima técnica das equipes, para que os torcedores esqueçam a copa... que, na minha modesta opinião ficou devendo em qualidade. Além disso, no horizonte já podemos vislumbrar 2014 e todos os desafios que serão apresentados ao povo brasileiro, não podemos ficar "chorando o leite derramado"...

Vamos lá, que ROLE A "JABULANI VERDE AMARELA", com DEUS no comando, sempre!

Forte abraço

PAULOFILÉ55


domingo, 11 de julho de 2010

ARRIBA (LA TAÇA DEL MONDO...) ESPANHA!

A favorita nas últimas Copas ("Campeã das Decepções") e dos "quase" ... "LA FÚRIA FINALMENTE VENCE!". Foi bonito, merecido, romântico como nosso sangue latino, seja bem vinda ao "clube seleto" dos oito países campeões do mundo de futebol. Os "Laranjas" frios e perplexos ao mesmo tempo, olhavam para o nada... e ficaram "tri-vice" campeões, para a festa espanhola! Ficaram de fora, depois de desbancarem nada mais nada menos que o maior de todos o nosso Brasil! Fiquei relatimente triste pelo Uruguai... o filho de Dom Pablo Forlan quase jogou água no choppe alemão!!!

PARABÉNS CAMPEÕES DO MUNDO !

A ESPANHA ESTÁ EM FESTA, que, o momento mágico não se torne trágico, como de costume nos "quatro cantos" do mundo, fruto dos excessos... comemorem com moderação, como país de primeiro mundo.
Parabéns África do Sul e principalmente,

POVO DO CONTINENTE AFRICANO, pois, deram um colorido todo especial à mais esta edição da Copa do Mundo de Futebol.

Em termos técnicos que o nosso País aprenda, que, para continuar no topo vai ter que se modernizar... ainda mais, apesar de alguns acharem que está bom... Melhorar aspectos simples que levam a resultados complexos. Por exemplo, a valorização e profissionalização das categorias de base em todos os clubes. Trabalho sério, não podemos deixar que aproveitadores e maus empresários de futebol, continuem mandando no futebol brasileiro.

Em 2000 alguns alunos meus foram para a África do Sul, incluídos em uma excursão de uma empresa da capital paulista. Voltaram falando maravilhas da organização de uma escola de futebol, com 400 integrantes internos, com aulas no período reverso dos treinos ou à noite, dependendo do estágio do garoto, enfim, tudo muito bem planejado. Tudo patrocinado pelo governo.
Mas, me dirão, qual o resultado da África? Ocorre que pela recente tradição do futebol profissional nesses países, eles ainda não tem obrigação alguma em apresentar resultados. Além disso, a inclusão de estruturas qualificadas como modelo, nos apresentam resultados gerando um gráfico de evolução crescente para o desempenho dos países africanos... é só analisar as suas campanhas nos últimos eventos internacionais e a constante inclusão de jogadores isoladamente no mercado do futebol mundial.
Agora fica a pergunta, se dá certo lá, porque não aqui? Centros de excelência em futebol, com pedagogia complementar, enfim, tudo o que um indivíduo necessita para que aos 16 anos, caso não jogue futebol, esteja pronto para o mercado de trabalho, como um digno cidadão. Os que "vingarem" na bola, também tem que ser preparados, para a fama ou até para a lama, pois, fatos recentes escandalizando ídolos, fazem  jogadores de futebol que "deram certo" e ganharam muito dinheiro, se transformarem em bandidos. Geralmente, se entranham em teias, que, eles próprios acabam criando para si, por conta da inabilidade com o dinheiro e/ou o sucesso, sendo assediados por gente da pior espécie, virando manchetes de jornais baratos e programas sensacionalistas de televisão...
Vamos refletir, crescer com estas oportunidades que se apresentam ao Brasil.

Dois degraus importantíssimos para a nossa Nação...

2014 -  Copa do Mundo de Futebol.

2016 - Olimpíadas.


Cresce Brasil!

Vamos lá, com DEUS no comando sempre... e, se possível, algumas mudanças na postura esportiva de alguns... quem viver verá!

Forte abraço... e mais uma vez

PARABÉNS À COLÔNIA ESPANHOLA!!!

PAULOFILÉ55

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ESSA HOLANDA TÁ DIFERENTE...

Previsíveis... "pero non mucho" (diriam os uruguaios), tem qualidade o time da " New Mechanic Orange - 2010 " mandaram um "bolo holandês" com a melhor cobertura de "chocolate" na proporção de 3 x 1. Assim foi a despedida da "Celeste Olímpica", mesmo com os numerólogos apostando nos anos de finais "0", 30, 50, 70, como sendo muito bons para os uruguais. De repente, em 2010 um 3° lugar fica de bom tamanho.

Os holandeses estão de parabéns, apresentam um algo mais e é disso que vão precisar para vencer Alemanha(tática e força) ou Espanha (raça e ginga latina), dois estilos diferentes, mas, ambos difíceis dentro de suas características... o importante para o "pessoal do tamanco" é que já estão na grande final e são na pior das hipóteses, os vice-campeões mundiais de futebol para o próximo quadriênio...

Alguém perdeu o tempo e fez as contas, onde ficará o Brasil nesse ranking específico? Entre os oito... que não seja o oitavo, aliás, não deve ser mesmo... quem tiver saco, que, confira... rsrsrsrsssssss...

Mas, segue a Copa 2010 e no domingo conheceremos o grande campeão. Amanhã... Alemanha e Espanha, decidem a segunda vaga, a Holanda assiste... que, vença o melhor!

Forte abraço com DEUS n0 comando sempre...

PAULOFILÉ55

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SEMI-FINAIS... E "LOS HERMANOS" SE FORAM...

Alemanha x Espanha e Uruguai x Holanda, serão as duas partidas que começarão alinhar os quatro melhores times nacionais do "planeta  bola" para o próximo quadriênio... a América Latina muito bem representada, pela "Celeste Olímpica" vai com menores chances, em razão da retrospectiva... fato que, encontra-se aliado ao maior potencial técnico das outras três representantes do futebol europeu... sendo a Espanha mais próxima em estilo ao do Uruguai. Poderão se encontrar em uma final memorável... a Fúria que sempre chega mas não leva, versus um tabú de 60 anos de um título que calou o Maracanã... porém, creio que dificilmente esse embate ocorrerá... a competencia da Alemanha se fará presente na final (obrigatoriamente).

No outro jogo, creio que apesar da leve vantagem da Holanda(pela retrospectiva mais produtiva que o time uruguaio) tudo pode acontecer. Vai depender muito do dia. Das jogadas ensaiadas dos "Laranjas Mecânicas 2010" em confronto com a virtuosidade de toques geniais dos atacantes da Celeste...

Gostaria de deixar claro, que, está tudo dentro dos conformes... a desclassificação dos argentinos não me fascina, muito menos me assustou, surpresa alguma, não ganharam nada e jogaram contra fracas representanções apenas... normal, como foi a nossa, que, só não foi mais esperada, em razão do bom início dos "Dunga Boys" na competição. Porém, muito diferente para a Argentina... impiedosos, os alemães não se contentaram em vencer. Foi um "chocolate" com todos os "requintes de crueldade"... para quem riu da nossa desgraça, que, curtam sua própria dor... eles se merecem... Maradona e seu povo...

Fiquemos nós por aqui, com DEUS no comando, sempre!!!

Forte abraço!

PAULOFILÉ55

sexta-feira, 2 de julho de 2010

LARANJA AZÊDA...

O "previsível " time da Holanda acaba de vencer (2 x 1) a seleção brasileira de futebol... ou melhor, a seleção do Dunga, que, foi muito avisado, mas, sempre fez questão em manter-se inflexível em algumas (teimosas) decisões, tradição em termos de atitude aos  técnicos das seleções do Brasil em todos os tempos. Um não queria levar ponta, outro insistiu em não levar um centro avante "escalado" pelo Presidente da República, ou seja, escreveria horas...mas, o Dunga insistiu em desprezar a arte, jogadores de qualidade, preterindo alguns discutíveis, enfim, o grupo tinha falhas.

Porém, um time que vai para o vestiário com vantagem no marcador, em uma quarta de final de Copa do Mundo e volta desfigurado como aconteceu com o Brasil hoje, passa a seguinte "leitura" para alguém experiente no mundo do futebol... o técnico "arrebentou" psicológicamente os seus comandados, no intervalo de jogo.

Desta forma, o comandante de um avião tem que levá-lo até a aterrizagem, pois, quem o colocou no ar foi ele... ou seja, por esta analogia, "se vira com o grupo que vc formou e mostra prá todo mundo que vc está certo", seria a condição de honra ao metódico ex-técnico da seleção, aliás, comportamento totalmente avesso ao indicado à frente do mais importante time, do esporte mais popular de um "continente" chamado Brasil!

Que sirva ao menos de lição... lugar de iniciar a carreira de técnico é nas categorias de base... senão, também quero ser técnico da seleção brasileira...

Boa viagem Dunga! Vc vem ao Brasil ou vai para a Europa com a SUA SELEÇÃO!

A torcida brasileira fica na bronca mais uma vez...

Agora é torcer contra os argentinos...

Sempre com DEUS no comando!

PAULOFILÉ55