O retorno do Campeonato Brasileiro da série A apresentou poucas surpresas ontem à noite... na terça a série B já movimentou os clubes... aos poucos o Brasil vai voltando normal... pós África do Sul. Na verdade, vivemos por objetivos, em etapas e agora, em termos municipais teremos os Jogos Regionais, aqui em Americana. Olhando no "horizonte do futebol profissional", o foco sem dúvida vai um pouco mais longe... começamos a pensar em termos reais na Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil.
Em termos imediatos, no futebol brasileiro, quem não está nas competições da CBF, todas as séries até D, fica meio à deriva no segundo semestre... meio sem o que fazer, com a obrigação de montar um elenco para o estadual, que, irá durar três "longos" meses e o ano acabou novamente...
Aí acontecem as tais "Copinhas". A de São Paulo, que acompanho há anos, tem evoluido nas últimas edições, à medida em que os diretores dos clubes a encaram como uma "grande pré-temporada" e não uma "pequena competição".
Neste final de semana terá início a edição 2010 da Copa Paulista (antiga Copa Federação). Alguns dizem que poucas cidades a valorizam, eu até concordo, mas, aconselho aos diretores que tem visão profissional elevada, que, a encarem sob a ótica positiva, pois, ruim com e pior sem... seria a minha fala.
A competição proporcionada pode ser de alto nível, basta que, os seus integrantes o façam por merecer, são grandes equipes do futebol brasileiro, portanto, ação e reação... organizem os clubes, montem comissões técnicas e elencos competentes, que, o torcedor aparece... o espectador de futebol está se tornando mais exigente e isto é bom. Quem sabe começamos a ter: banheiros nos estádios, bebedouros de água, estacionamento, sem falar em segurança (inclusive para a imprensa-quem quiser, tenho relatos particulares de hostilidades desnecessárias, com as equipes de rádio de Piracicaba no ano passado, com segurança relativa, ou seja, em um determinado momento, cadê a PM, ah! já foi... mas, a torcida do adversário ainda estava no estádio... isto aconteceu mais de uma vez, entre A-3 e Copinha), primeiros socorros (em todos os níveis, dentro e fora do gramado), ou seja, a promoção de um evento com qualidade, trará o público de volta, mais uma vez reforçamos esta linha de raciocínio.
Forte abraço e que vença o melhor, mas, que seja uma competição com qualidade técnica, ética e coordenada com competência pela FPF, para que todos tenham bons resultados.
Sempre com DEUS no comando!
PAULOFILÉ55
Nenhum comentário:
Postar um comentário